O Governo Federal lançou recentemente o programa Brasil Mais que consiste em promover o aumento da produtividade de micro, pequenas e médias empresas. A iniciativa se estenderá até 2022.
O programa será coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, gerido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para a capacitação destes empresários.
Os serviços ofertados às empresas aderentes ao programa serão divididos em três fases. A primeira consiste na busca pela otimização dos processos gerenciais da empresa. A segunda tem por objetivo a transformação digital. A terceira, direcionada às empresas em estágio avançado, se dedica a acelerar a adoção de tecnologias da Indústria 4.0.
O programa foi testado nos estados do Espirito Santo e do Ceará e os resultados foram positivos, tendo havido um aumento de 64% na produtividade das empresas participantes.
O Brasil Mais é, portanto, uma boa oportunidade para as empresas de micro, pequeno e médio porte.